Leves, claras, encorpadas, doces, lupuladas e maltadas — são essas algumas das características dos diferentes estilos de cerveja que encontramos pelo mundo.

Quanto a isso, as famílias de cervejas atuais são categorizadas em três principais estilos: Lager, Ale e Lambic, conforme seu tipo de fermentação. Para cada estilo, há vários processos de produção que culminam na fabricação de cervejas de diferentes níveis de cor, corpo, teor alcoólico e aroma.

E, para cada uma delas, existe um momento ideal de degustação. Então, por sabermos que cada rótulo pode ser especial para situações variadas em sua vida, explicamos neste post as diferenças entre cada estilo.

Interessado? Continue lendo e saiba como escolher a cerveja ideal para curtir seus momentos e sair da rotina com a qualidade que você merece!

1. Lager: a cerveja de baixa fermentação

As cervejas tipo Lager são responsáveis por mais de 99% das vendas no Brasil, embora sejam também bem famosas em todo o mundo.

Elas têm baixa fermentação e são, geralmente, mais leves e claras. Ainda assim, alguns tipos podem variar muito em relação ao aroma, cor e corpo. Veja:

Pale Lagers

  • pilsener/pilsen/pils: pale lager original, proveniente da cidade tcheca de Pilsen. São cervejas mais douradas e brilhantes, com leve amargor;
  • american Lager: são as cervejas mais populares nos Estados Unidos e Brasil, como a Budweiser, Coors, Brahma, Skol, Kaiser e Antarctica. Produzidas para serem bebidas bem geladas devido à sua refrescância, algumas dessas American Lagers se autointitulam Lagers, embora não o sejam.

Outros estilos da família Pale Lagers são a Premium, Lite, Dortmunder export, Heles, Dry Beer e Radler.

Dark Lagers

Essas são cervejas lagers escuras, categorizadas em três tipos:

  • munchner Dunkel: escuras avermelhadas de sabor maltado;
  • dark American Lager: é a versão americana da Dunkel alemã, porém, mais suave e menos maltada;
  • schwarzbier: uma cerveja preta mais suave e seca, com aromas que remetem ao café e ao chocolate. Mas atenção: não vale confundir o estilo com as Malzbiers brasileiras!

A cerveja Malzbier, bastante conhecida no Brasil, é originária da Alemanha, embora atualmente seja considerada bebida energética no país.

Trata-se de uma cerveja escura, mais doce (devido à adição de caramelo e xarope de açúcar após a fermentação), que não têm malte torrado e tem baixa graduação (4–5% de álcool). A versão alemã é ainda menos alcoólica (1%), devido à baixíssima fermentação.

2. Ale: a cerveja de alta fermentação

A família reúne rótulos caracterizados por mais corpo e paladar frutado, embora existam aromas variados conforme o tipo.

Pale Ale

São as ales claras, de menores graduações alcoólicas (até 6%). Existem em diferentes tipos, como a American Pale Ale, English Pale Ale (mais amargas, como as Porters), Belgian Pale Ale, Belgian Blond Ale (mais douradas e encorpadas) e a India Pale Ale (mais lupulada e de amargor intenso).

Amber, Brown e Red Ale

Essas são as ales avermelhadas e escuras, que têm mais corpo e potência. Podem ser produzidas no estilo American Amber Ale, American Brown Ale (menos lupuladas e mais maltadas), English Brown Ale e Red Ale (avermelhadas, devido ao uso do malte torrado).

Outros estilos da versão Ale são a Altbier, a Scotch Ale, a Saison, a Bière de Garde, a Belgian Strong Ale, Weissbier e várias outras.

3. Lambic: a cerveja de fermentação espontânea

As cervejas Lambic são originárias da região de Leembek, na Bélgica, e podem ser encontradas somente fora do Brasil. Daí seu alto valor e singularidade.

Apesar de elas serem feitas de trigo, não se adiciona leveduras, de forma que a fermentação ocorre por meio dos agentes naturais. Por isso, recebem a terceira categoria entre os estilos Lager e Ale, devido ao seu tipo de fermentação, que ocorre espontaneamente.

Ao degustá-las, a sensação é semelhante à de degustar um vinho espumante. Então, quer sair da monotonia e experimentar esses rótulos? Veja os tipos principais a seguir!

  • faro: são mais adocicadas;
  • geuze: apresenta um blend de cervejas lambic;
  • kriek: durante a sua maturação, recebem adição de cerejas.

Enfim, agora que você conheceu os variados estilos de cerveja das três categorias existentes, já pode escolher aquele rótulo que lhe pareceu mais interessante e saboroso, não é mesmo?

Faça sua escolha e curta, com qualidade, os seus momentos de lazer! E, se gostou das nossas dicas, não deixe de compartilhá-las com seus amigos nas redes sociais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui