Foi-se o tempo em que se acreditava que moda era interesse exclusivo de mulheres. Afinal, o homem moderno também quer se vestir bem e estar confortável no dia-a-dia. É por isso que a moda para homens ganha cada vez mais espaço na mídia e nas lojas.

Seja para sair com os amigos, com a esposa ou com uma acompanhante de luxo, usar a roupa adequada para cada momento da sua vida faz toda a diferença.

E não é só a questão de como você é visto pelos outros. A sua imagem tem influência direta na sua confiança e autoestima, que são fundamentais para a felicidade e o sucesso.

Ficou curioso e quer aprender como se vestir bem? Continue lendo o post e descubra como!

1. Escolha o tamanho certo para você

É muito comum que os homens usem roupas acima do tamanho adequado. Ao contrário do que muitos pensam, roupas largas não escondem as imperfeições do corpo. Esse péssimo hábito apenas dá a sensação de desleixo, que nós tanto queremos evitar.

O ideal é que as peças contornem o formato do seu corpo em uma escala levemente maior, nem muito apertado e nem muito largo. Veja algumas observações para escolher roupas com um bom caimento:

  • os punhos das camisas e casacos jamais devem ultrapassar a linha dos pulsos;
  • verifique se os botões da camisa ou do blazer não estão repuxando o tecido;
  • observe se as costuras estão tortas ou enrugadas, o certo é que elas estejam alinhadas;
  • tenha cuidado para não sobrar pano demais nas laterais do seu corpo.

2. Use calçados adequados para cada ocasião

Você pode não dar muita atenção para eles, mas quando se trata de moda para homens, os sapatos são itens essenciais no guarda-roupa daqueles que querem se vestir bem.

Seja para trabalhar ou para sair a noite, opte por sapatos sociais, botas ou um tênis casual. E sabe aquele tênis de ir para a academia? É melhor usá-lo apenas para se exercitar.

Saiba escolher a opção que mais combine com o seu estilo e com a roupa que você irá usar na ocasião, não se esquecendo nunca de manter os sapatos limpos e trocá-los sempre que apresentarem sinais de desgaste.

3. Invista em qualidade e não em quantidade

Não é preciso gastar rios de dinheiro e nem ter um guarda-roupa abarrotado para se vestir bem. Comprar roupas é um investimento — na sua autoestima e na sua imagem —, e, como em qualquer outro investimento, é preciso pensar para não jogar dinheiro fora.

Além da questão financeira, com menos peças no guarda-roupa fica mais fácil visualizar as possibilidades de combinações.

Por isso, opte por comprar roupas de qualidade, que você tem certeza de que vão sobreviver à primeira lavagem e que terão serventia. Além de observar o tecido, a costura e o caimento da peça, antes de comprar, pergunte-se:

  • Essa peça vai combinar com outras que tenho no meu guarda roupa?
  • Eu gostei mesmo, ou só vou levar para não sair com as mãos vazias da loja?
  • Combina com a imagem que eu quero passar?

Jamais dispense a ida ao provador, pois ela é importante para se certificar de que a roupa realmente ficou boa no seu corpo.

4. Aposte em acessórios

Embora ele seja uma excelente opção de acessório, nem só de relógio vive o homem. Atualmente existe uma variedade considerável de acessórios masculinos no mercado que pode ajudar você a inovar o visual e demonstrar mais personalidade. Veja como usar alguns desses acessórios:

Pulseiras

Se o seu estilo é mais despojado, elas podem ser uma ótima escolha. Existem de diversos materiais como nylon, lã, couro etc., e as pulseiras devem ser combinadas de acordo com o tipo de look que você estiver usando, como as botas e bonés, por exemplo.

Cachecóis

Os cachecóis são excelentes opções para se usar no outono e no inverno, quando as temperaturas caem. Eles dão um charme a mais para o seu visual, já que são versáteis e podem ser usado em situações casuais ou formais.

Colares

Outra ótima opção para incrementar o visual, os colares são itens ecléticos, que você pode usar tanto no clube quanto em uma reunião de negócios. Existem peças de tamanhos, materiais e com pingentes variados.

A principal dica para se dar bem com qualquer acessório é o equilíbrio. Também dê uma atenção especial aos acessórios com os quais você já está acostumado: carteira, cinto, óculos, a bolsa que usa para o trabalho.

Verifique se eles combinam entre si e com a sua personalidade. Se não for o caso, invista em novos modelos. Os detalhes fazem toda a diferença!

5. Adquira itens básicos

Ter algumas peças curingas no armário é importante para garantir que você sempre vai ter a roupa certa para qualquer evento — mesmo que a sua presença seja solicitada de última hora.

Da mesma forma que toda mulher precisa, por exemplo, ter um vestido preto no guarda roupa, os homens também necessitam ter itens básicos e que combinem entre si.

Com eles você pode usar outros acessórios e peças que você já tem e estar pronto para situações casuais, encontros ou reuniões de trabalho. Veja alguns exemplos:

  • uma calça jeans de qualidade;
  • camisetas básicas de cores neutras;
  • camisa social branca;
  • um bom blazer;
  • camisa xadrez.

6. Encontre e siga o seu estilo

Pode parece clichê, mas acredite: as dicas anteriores não vão causar efeito se você não respeitar o seu estilo e a sua personalidade. Independente se você é um homem clássico ou mais despojado, é possível se vestir bem e usar a imagem a seu favor.

Por isso, caso não se sinta a vontade com roupas sociais, invista em outras opções. Da mesma forma, se você se sente bem com peças mais sóbrias e sérias, não é necessário mudar isso.

A regra básica da moda para homens é se sentir confortável usando as peças para transparecer o bem-estar e a mensagem que deseja para as outras pessoas. Com essas dicas ficou fácil se vestir bem e com estilo para realizar os seus projetos e fantasias, não é mesmo?

Que tal receber um aviso toda vez que novos conteúdos forem adicionados no blog? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece por aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui