Nada pede tanto uma bebida como um dia estressante, não é? Seja em casa ou em algum lugar que permita desestressar, o pós-expediente é sempre melhor com um copo cheio.

Além de ajudar a deixar os problemas de lado, pelo menos temporariamente, contribuir para diminuir a tensão e encorajar a socialização e a autoconfiança, o álcool também costuma atiçar os sentidos e esquentar o clima quando se está acompanhado.

Veja aqui algumas dicas de bebidas para relaxar e transforme aquele dia que parece um “copo meio vazio” em um “copo bem cheio”.

1. Uísque

Se há uma bebida que está associada a um imaginário de poder e sofisticação é, com certeza, o uísque. Ele possui, de fato, um importante poder – o de relaxar e de oferecer momentos de intenso prazer e sabor.

A forma de se degustar essa bebida é que é bastante controversa, já que alguns amantes do uísque só o bebem totalmente puro, enquanto outros gostam de consumi-lo “on the rocks” (com gelo) ou com uma pequena adição de água. Também há quem aprecie misturá-lo com outras bebidas.

Os principais tipos de uísque são:

Single Malt

Produzido por uma única destilaria e exclusivamente feito a partir de cevada maltada. É um uísque de sabor forte e que apresenta preços elevados.

Pure Malt

Igualmente produzido a partir de cevada maltada, mas pode ser composto por até 4 Single Malts. Também chamado de Vatted Malt, esse tipo de uísque é quase tão forte quanto o Single Malt e possui preços semelhantes.

Grain

Produzido a partir da destilação de grãos não maltados, geralmente de milho ou trigo. Assim como no caso dos Malts, pode ser Single (proveniente de uma única destilaria) ou Blended.

Blended

Produzido pela mistura de Malts e uísques de grãos. Geralmente, possui preços mais acessíveis.

Outras classificações

Além da matéria-prima utilizada e do processo de produção, os uísques também podem ser classificados de acordo com o tempo de maturação e com a região onde foram feitos. Assim, há muitos outros termos frequentemente encontrados quando se fala dessa bebida, como Bourbon (uísque produzido nos Estados Unidos a partir, principalmente, do milho) e Scotch (feito na Escócia e segundo as regras do Scotch Whisky Regulations, de 2009).

Duas das marcas mais famosas internacionalmente, a Johnnie Walker (Escócia) e a Jack Daniels (Estados Unidos), estão entre as 20 bebidas alcoólicas mais vendidas do mundo. Algumas outras marcas muito conhecidas e bem-conceituadas são: Jameson (Irlanda), Jim Beam (Estados Unidos) e Chivas (Escócia). Os países anglófonos mantêm viva a sua tradição e permanecem líderes mundiais na produção de uísques de alta qualidade.

2. Vinho

O vinho é outra bebida associada à sofisticação e que também reúne milhões de amantes e de entendedores por todo o mundo. Essa bebida é afrodisíaca e, portanto, é uma ótima opção para se beber a dois (ou, quem sabe, a três). É igualmente uma boa escolha para acompanhar um jantar.

Como se sabe, o vinho é feito a partir da fermentação do mosto das uvas, sendo os vinhos tintos produzidos com uvas tintas e os brancos, geralmente, de uvas claras (sim, existem vinhos brancos feitos com uvas tintas!). Já o rosé é feito a partir da mistura entre tinto e branco ou, então, é alcançado com a diminuição do tempo de maceração das uvas escuras.

Os vinhos brancos e os rosé são bebidos frios e seu sabor costuma ser mais leve. Vale lembrar, por outro lado, que mesmo os vinhos tintos não devem ser servidos em temperaturas acima de 18 graus. Enquanto os tintos acompanham melhor os pratos com carnes, os brancos são mais indicados para peixes e frutos do mar.

Essa bebida pode ainda ser dividida em muitas outras classificações, tantas que poderíamos passar o resto deste texto só falando delas. Por exemplo, o terroir – interação entre o solo, o relevo, a altitude, o microclima e a forma de cultivo específico de cada tipo de uva – é essencial para a categorização da bebida. Alguns dos tipos mais difundidos de vinho são: Cabernet Sauvignon, Malbec, Merlot, Shiraz, Pinot Noir e Chardonnay.

Além de ser uma das melhores bebidas para relaxar e para propiciar sabores intensos, o vinho tem ainda outro benefício: a ingestão de uma taça de vinho tinto por dia é recomendada para reduzir o risco de problemas cardíacos e ajudar na prevenção de doenças neurodegenerativas.

3. Cerveja

A cerveja é a rainha do “happy hour”, do verão e do churrasco e também é uma das bebidas mais pedidas nas baladas. É sempre bom tomar aquele chope geladinho em um dia quente, não é? A cerveja é uma ótima opção para beber com os amigos e jogar conversa fora e, com certeza, é a primeira escolha de muitos homens quando querem desestressar.

Mas ela também pode ser uma boa pedida para se beber acompanhado, principalmente se você fugir do óbvio e procurar cervejas diferentes, como as artesanais brasileiras ou as importadas menos conhecidas. Por exemplo, a brasileira Eisenbahn, as belgas Duvel e Delirium – esta última eleita a melhor cerveja em diversas premiações internacionais da última década – e a alemã Weihenstephaner são deliciosas.

As cervejas são divididas em duas famílias, que englobam diversos tipos de cerveja, são chamados de famílias Lager (de baixa fermentação) e a Ale (de alta fermentação). Dentro dessas duas categorias, é possível encontrar uma infinidade de estilos, como a Pilsen, a cerveja de Trigo, a Stout, a Bock, etc. Ou seja, há uma gama enorme de estilos e de marcas esperando para serem experimentadas. Portanto, pode valer a pena sair da rotina e apreciar algo novo.

Falando em buscar coisas novas, lugares e experiências diferentes pedem drinks atípicos, não é mesmo? Então, se você decidir aproveitar seu momento de relaxamento em uma balada inédita ou em algum outro lugar que possa oferecer uma boa fuga da tensão, por que não inovar também na bebida?

4. Dry Martini

O Dry Martini é uma boa opção para sair da rotina. Ele é um drink bastante famoso – e o preferido de James Bond –, mas muita gente nunca o experimentou. A proporção de cada ingrediente é um ponto de controvérsia, mas ele é composto por gim, vermute seco, gelo e azeitona. Há quem aprecie o drink com a mesma quantidade de gim e vermute e há aqueles que defendem que quanto menos vermute, melhor. Uma proporção comum e recomendada é a de 5 para 1, como na receita a seguir:

  • 50 ml de gim;
  • 10 ml de vermute seco;
  • gelo;
  • azeitona (uma alternativa é utilizar um pedaço de casca de limão).

Como fazer:

Encha um mixing glass, ou um copo grande, com pedras de gelo. Mexa até gelar o copo e, depois, escorra a água que se acumulou no recipiente. Coloque o gim e o vermute no copo e mexa com uma colher, de preferência uma bailarina (colher de cabo comprido e retorcido). Coe a bebida e a sirva em uma taça de martíni gelada. Finalize com uma azeitona.

Para quem quiser fugir da receita tradicional, o gim pode ser substituído por vodka.

5. Gim Tônica

O Gim Tônica é outro drink que muitos ainda não experimentaram ou não têm o costume de pedir, apesar de ser um clássico que tem ganhado cada vez mais popularidade na noite brasileira. É uma bebida que coleciona amantes bastante fiéis e, feito com um bom gim, pode conquistar seu paladar também.

Além de relaxante e saboroso, esse é um drink bem simples de preparar. Basta misturar, de forma cuidadosa:

  • gelo;
  • 50 ml de gim;
  • de 100 a 200 ml de água tônica.

Como fazer:

O copo para esse drink deve estar frio, bem cheio de gelo e ter uma boca larga. A água tônica deve ser colocada lentamente, com o copo levemente inclinado, para que o gás não se perca. Você pode finalizar a bebida com uma rodela de limão.

Aproveite essas dicas quentes e desfrute o seu momento tão merecido de descontração, na companhia de um drink gelado. Com uma bebida de qualidade e um copo de água sempre por perto, você não precisa se preocupar nem com as tensões do dia, nem com a ressaca do dia seguinte.

E aí, quais bebidas para relaxar você prefere? Tem alguma receita de drink que considera tiro e queda para dissipar o estresse? Comente no post e deixe a sua opinião!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui